APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Fundação Manuel Francisco Clérigo

A Fundação Manuel Francisco Clérigo é uma Instituição Privada de Solidariedade Social, com Estatuto de Utilidade Pública, sediada em São Martinho do Porto, concelho de Alcobaça, foi constituída em cumprimento da disposição testamentária de Manuel Francisco Clérigo, a 17 de fevereiro de 1968, com o desígnio de contribuir para a promoção da população de São Martinho do Porto.

Assim, e cumprindo a vontade do fundador Manuel Francisco Clérigo, na prossecução dos fins de Instrução e Assistência, a Instituição tem respostas sociais direcionadas para a população sénior e para a infância, que se foram desenvolvendo ao longo dos anos.

Em novembro de 1975 foi criada a valência Jardim de Infância. As instalações situavam-se num velho edifício, junto à Avenida da Marginal, alugado para o efeito. Do outro lado da Vila, junto à linha férrea, funcionou a administração e escritório.

 

A criação da Escola Técnica, propósito do Fundador, foi inviabilizada por parte das entidades competentes, pelo que, foram adquiridos, em 1973, dois autocarros para efetuar o transporte das crianças e dos estudantes residentes na freguesia de São Martinho do Porto, para os diferentes níveis de ensino quer dentro da localidade quer para as Caldas da Rainha.   

Em janeiro de 1983 foi inaugurado o novo edifício da Fundação, onde se encontra atualmente, possibilitando melhores condições, bem como, alargar as respostas sociais, continuando a funcionar o Pré-escolar e passando a funcionar o Centro de Atividades de Tempos Livres.

Em março de 1991, abriu a resposta social da Creche. E em maio do mesmo ano, foi cumprido mais um desígnio do Fundador: passou a funcionar a Estrutura Residencial para Idosos.

Em novembro de 1992, foi criada a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário.

Em março  de 1994, foi construída a Capela dedicada a Nossa Senhor de Fátima, intenção do Fundador deixada em testamento e de quem era muito devoto.

Por último, em abril de 1994 foi criado a Centro de Convívio.

O FUNDADOR | Manuel Francisco Clérigo

                                                        

Manuel Francisco Clérigo, Homem de visão colossal e solidária.

Sempre expressou a sua relutância em dar esmolas ou presentes, dizia que as pessoas deviam ter condições para aprender, valorizarem-se e trabalharem. Quem não pudesse trabalhar, então sim, devia ser apoiado.

De personalidade peculiar instituiu que fosse celebrado o dia da sua morte, que ocorreu no dia 18 de setembro de 1966.

Nasceu a 13 de setembro de 1883,em São Martinho do Porto, donde saiu com 19 anos após ter conseguido a “Carta de Chamada” para o Brasil.

Radicou-se na cidade de Manaus, onde permaneceu 30 anos.  

No início da década de 30, regressou a Portugal, dando ordem de venda do seu património no Brasil.

Determinado e ambicioso, iniciou o seu negócio imobiliário em Lisboa constituindo um património de valor muito significativo.

Casou com D. Adelaide Pereira e com quem não teve filhos.

Acerca da vida deste homem pouco se sabe.

Somente que foi um homem bem-sucedido no Brasil e em Lisboa e que quase não vinha a São Martinho do Porto. Vendeu os bens que herdou dos seus pais e não esquecendo os seus conterrâneos, legou todos os seus bens para as gentes da sua terra natal, através da criação de uma Fundação que recebeu o seu nome.